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Perfil desejável do ingressante:

Formar licenciados em educação do campo com Ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias a partir de uma visão crítica da sociedade e com conhecimentos sobre as questões da economia solidária, culturais, econômicas e sociais dos modos de vida e de trabalho das populações do campo, bem como comprometidos com as questões socioambientais. Também deverá estar apto a atuar na organização do sistema educacional, como gestor, planejador e/ou coordenador de unidades, projetos e experiências educacionais formais e não-formais.

 

Objetivos Gerais do Curso:

• Formar educadores para atuar nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, nas escolas do campo, nas comunidades camponesas, indígenas e quilombolas para atuar de maneira crítica, criativa, ética e solidária no âmbito da Educação Básica, tendo em vista o fortalecimento da identidade do campo, além de propiciar o desenvolvimento de oferta de ensino nas áreas menos abrangidas pelo Estado.

• Mobilizar os múltiplos saberes, competências, valores e atitudes, ao desenvolver alternativas para a organização do trabalho escolar e pedagógico, que venham a contribuir para a expansão da educação básica no campo, em consonância com projetos educativos e com a comunidade, dentro e fora da escola.

 

Objetivos Específicos do Curso:

• Habilitar educadores para a docência em escolas do campo nas seguintes ênfases do conhecimento: Ciências da Natureza e Ciências Agrárias;

• Formar para o desenvolvimento de processos educativos nas escolas formais, por meio da organização do trabalho escolar e da discussão de concepções e metodologias pedagógicas;

• Possibilitar a gestão de processos educativos nas comunidades, formando sujeitos humanos autônomos e criativos capazes de produzir soluções para questões inerentes à sua realidade, no âmbito das Ciências da Natureza e Ciências Agrárias;

• Criar condições teóricas, metodológicas e práticas, para que os alunos possam tornar-se agentes efetivos na construção e reflexão do projeto político-pedagógico, planejamento e gestão da escola, tanto no caso das escolas formais, quanto no desenvolvimento de projetos educativos não-formais junto à comunidade;

• Oportunizar a formação de profissionais na educação do campo com conhecimento voltado para famílias de pequenos produtores, contribuindo para o resgate da cidadania e no desenvolvimento de um sistema de produção coletiva, economicamente viável e sustentável;

• Contribuir na formação de lideranças com base nos princípios básicos da vida no campo e desse modo propiciar espaços de construção de conhecimento aos acadêmicos envolvidos, a partir das experiências práticas junto da comunidade e da escola, respeitando a sua leitura de mundo;

• Promover maior aproximação entre os saberes populares do campo e os saberes acadêmicos da Universidade;

• Estimular a promoção de políticas públicas que visem o fomento de ações voltadas ao incentivo a pequenos produtores e da permanência no campo.

 

Competências:

• Amplo conhecimento das questões que envolvem o cotidiano e as vivências do campo;

• Conhecimento de assuntos relativos à liderança, trabalho cooperativo, coletivo e solidário;

• Análise crítica da realidade a partir das problemáticas identificadas, nas dimensões socioculturais e ambientais;

• Conhecimento das políticas públicas educacionais e demais políticas públicas expressas nas legislações no que concernem às questões do campo;

• Formação qualificada em fundamentos educacionais relacionados às vivências do campo;

• Formação cidadã e política a partir dos embates socioeconômicos da luta pela terra e das desigualdades que nesse contexto foram e são travadas;

• Fortalecimento da identidade, do patrimônio e de valorização do pertencimento da cultura do campo;

• Compreensão dos processos produtivos no campo a partir da Agroecologia;

• Compreensão do contexto histórico, sociocultural e científico dos processos educativos;

• Concepção da produção do conhecimento como processo tomado por princípio a necessária provisoriedade dos saberes sistematizados.

 

Habilidades:

• Instituir práticas de gestão democrática na organização e funcionamento das instituições educativas com e para as escolas do campo;

• Construir uma sólida compreensão sobre os conteúdos das diferentes áreas de conhecimento implicados na docência e nas suas especificidades voltados para a escola do campo;

• Ressignificar os conhecimentos científicos traduzindo-os em ações nos contextos educativos formais e não-formais;

• Utilizar as novas tecnologias de comunicação e informação na produção de conhecimentos;

• Desenvolver pesquisa no campo teórico-metodológico da educação;

• Ter uma postura investigativa para problematizar questões socioculturais, ambientais e educacionais;

• Construir propostas de intervenção sobre a identidade do campo, do planejamento de ações cooperativas, solidárias e de enfrentamento do êxodo rural.

 

Estrutura Curricular:

O curso de Licenciatura em Educação do Campo com Ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias será desenvolvido sob 04 eixos orientadores (Contextualização da Educação do Campo, Formação do Professor, Estudos Específicos, Articulação Social e Comunitária) e ofertará anualmente 40 vagas.

O curso apresenta organização curricular por etapas equivalentes a semestres regulares cumpridas em Regime de Alternância entre Tempo-Escola e Tempo-Comunidade. Entende-se por Tempo-Escola os períodos intensivos de formação presencial no campus universitário e, por Tempo-Comunidade, os períodos intensivos de formação presencial nas comunidades de origem dos acadêmicos. O projeto do curso ainda prevê a realização de práticas pedagógicas orientadas conforme a legislação de 20% das atividades à distância. Consideramos fundamentais atividades relativas ao tempo comunidade no qual o educando realiza suas atividades e suas leituras de mundo a partir dos seus contextos de atuação. O regime de alternância está presente em todas as disciplinas do curso, sendo articulado pelas disciplinas “Práticas Educativas Escolares e Comunitárias” que têm por objetivo a inserção dos Docentes e estudantes no Campo. Essas disciplinas terão caráter modular com participação conjunta de todos os Docentes envolvidos com a LEdoC.

 

EIXO 01 – CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Identidade do Campo

- CULTURA DO CAMPO.

- TRAJETÓRIAS DAS ESCOLAS.

- POLÍTICAS PÚBLICAS E ÊXODO RURAL.

- EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.

- EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

- INTERDISCIPLINARIEDADE NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS.

 

EIXO 02 – FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Núcleo Comum das Licenciaturas (obrigatório nos cursos da FURG)

- ELEMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

- ELEMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

- POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO

- PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

- DIDÁTICA

- LIBRAS I e LIBRAS II

- PRODUÇÃO TEXTUAL

Estágio Supervisionado

- Observação, gestão e docência nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

 

EIXO 03 – ESTUDOS ESPECÍFICOS

Ciências da Natureza e Matemática

- CIÊNCIAS NATURAIS: relação de conhecimentos científicos com situações cotidianas em biologia, física e química. Discutir as relações tecnológicas e a aplicação da ciência como atividade de interação entre os componentes do bioma global. Discutir os fenômenos físicos, químicos e biológicos. Compreender a estrutura da matéria, os diferentes tipos de energia e suas relações. Dialogar sobre reprodução, sexualidade e gênero, bem como sobre hábitos alimentares saudáveis. Articular os conhecimentos científicos com diferentes vivências, relacionando-os com situações do cotidiano da vida no campo. Desenvolver competências para pesquisa, produção textual e o uso de recursos virtuais. Analisar livros didáticos de ciências e sua relação com a educação no campo.

- MATEMÁTICA: relação de conhecimentos científicos com situações cotidianas em matemática e estatística.

Linguagem matemática e resolução de problemas. Articular a linguagem matemática na resolução de problemas relacionados aos fenômenos científicos e a educação no/do campo. Análise exploratória de dados. Estudos experimentais e observacionais.

Ciências Agrárias

- AGRICULTURA FAMILIAR E PRÁTICAS AGRÍCOLAS: relação de conhecimentos científicos com situações cotidianas.

- CIÊNCIAS AGRÁRIAS: conceitos e práticas em fitotecnia (hortas e pomares, solo, recursos hídricos, espécies espontâneas) e conceitos e práticas em zootecnia (alimentação, criação animal, comportamento e bem-estar animal) com base Agroecológica.

- EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL NA AGRICULTURA FAMILIAR: desenvolvimento e sustentabilidade. Princípios sociais, ambientais e agronômicos da Agroecologia. Importância da agricultura e pecuária familiar. Desenvolvimento sustentável. Ação do homem nos sistemas ambientais e efeitos desta ação. Legislação Ambiental e suas aplicações na agricultura familiar.

Ciências Sociais

- FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E NATURAIS: relações sociais, identidade, grupo, tempo e espaço.

- ORGANIZAÇÃO E EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA: participação popular e transformação social; organização de associações, cooperativas e associações do campo; processos sociais, movimentos sociais e relações étnico-raciais, direitos, cidadania e constituição de territórios dos homens e mulheres do campo.

Linguagens e Códigos

- FUNDAMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA.

- FUNDAMENTOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA.

- OFICINAS DE LEITURA DA REALIDADE E PRODUÇÃO DE TEXTO.

Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e produção do texto oral e escrito, do linguístico e do não linguístico, articulados com o ensino e a educação no campo. Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Eixo 04 – ARTICULAÇÃO SOCIAL E COMUNITÁRIA

Inserção Comunitária

- PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES E COMUNITÁRIAS: inserção nas escolas e comunidades do campo. Compreensão dos contextos escolares e comunitários do campo.

- ATIVIDADES E PROJETOS DE PESQUISA E DE EXTENSÃO: embasamento e desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. Atividades Complementares. Trabalho de Conclusão de Curso.

- ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR.

- ORGANIZAÇÃO E EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA: uso de metodologias participativas no movimento comunitário e olhares a partir dos sujeitos do campo. Movimentos sociais como precursores da ação social. Movimentos e organizações sociais. Movimentos sociais do campo. Organizações sociais do campo: sindicatos, cooperativas e associações.

- TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: O curso de Licenciatura em Educação do Campo com Ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias será ofertado em regime de matrícula por disciplina, semestral, com oito semestres de duração.